sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Atenas

Atenas é a maior cidade da Grécia. É o ponto de partida para todos que desejam conhecer a Grécia. É a junção perfeita da historia e modernidade. Eu me apaixonei por Atenas, sem dúvida ela entrou para a lista das minhas cidades preferidas. 


Claro que o ponto de partida para qualquer turista é conhecer a Acrópole. Recomento muito que chegue ao amanhecer um pouco antes da abertura. Chegamos por volta das 7:40 da manhã, já que o horário de funcionamento é a partir das 8:00 horas. Conseguimos ser um dos primeiros a entrar, chegando assim antes da grande parte dos  turistas de cruzeiros que lotam a Acrópole. 



O templo de Erectéion é um templo grego consagrado a Atena, Hefesto e Erecteu. Existem diversas lendas sobre este templo. Uma dela diz que havia uma fonte de água salgada e uma oliveira, que se diziam dádivas de Poseidon e de Atena, na sua luta pela posse da cidade.


Odeon de Herodes Ático é um antigo teatro que fic localizado na Acrópole em Atenas. Foi construído pelo Herodes para comemorar a memória de sua falecida esposa. Atualmente é usada para concertos. Deve ser incrível ver um espetáculo ali, com toda a Acrópole iluminada. 


Uma surpresa que tive não somente na Acrópole mas em toda a cidade foi a enorme quantidade de gatos e cachorros, moradores de rua. Reparei que todos usavam coleira, parece que o governo faz a castração, a vacinação e colocam microships com um número de identificação para onde se deve ligar se for preciso. 

Conversei com uma moça local e parece que muitos moradores tem a conscientizacão de ajudar, vimos vários potinhos de água e comida nas esquinas. Na maioria dos outros países resolvem o "problema" (dos cães de rua) com a eutanásia. Mas a cultura grega é contra isso. Ai sim eu gostei, mais um motivo para ter me apaixonado pela Grécia. 



Esta é a mais famosa Acrópole do mundo, sua construção mais importante é o Partenon, este templo foi construído em honra a deusa Atena. Valeu a pena ter chegado bem cedinho, conseguimos tirar lindas fotos quase sem nenhum turista. Outro motivo de ir neste horário é escapar do calor e do sol forte que acontece no verão grego. 



Resolvemos sair da Acrópole em direção ao Teatro de Dionísio para assim chegar no museu da Acrópole. Este teatro foi um dos mais importantes teatros gregos. Seu nome é devido a Dionísio o Deus do vinho.


A poucos metros da Acrópole chegamos no Museu da Acrópole. Este museu  foi inaugurado em 2009 depois de longos anos de espera devido a terem encontrado ruínas de uma cidade pré histórica. 


É possível fazer grande parte dos pontos turísticos de Atenas caminhando, a cidade é linda e muito fácil de se locomover. Depois do museu da Acrópole fomos ao Templo de Zeus passando pelo Arco de Adriano uma linda construção Romana. 


Em frente ao Arco de Adriano se encontra o Templo de Zeus que teve sua construção no início no século VI Antes de Cristo,  mas só foi finalizado durante o reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos. 



Claro que não podia faltar a visita ao Estádio Olímpico. Ele foi construído em 566 Antes de Cristo e reconstruído em 329 Antes de Cristo todo em mármore. Depois em 1870 suas ruínas foram restauradas e em 1895 foi novamente reformado para a realização dos primeiros jogos Olímpicos da Era Moderna - Atenas 1896. Sua pista tem formato de U e conta com uma capacidade de 80.000 mil pessoas sentadas. 


Seguimos sentido Plaka o centrinho turístico de Atenas e passamos por um lindo parque e posteriormente o Parlamento. Ficamos esperando a troca da guarda e claro que aproveitei para tirar uma foto com o guarda com sapatos estranhos risos. 


Chegamos em Plaka, passeamos, fizemos umas comprinhas e consegui provar meu primeiro GYROS!  Ele é sensacional. É o famoso churrasquinho grego mas super diferente e muito melhor daquele que comemos no Brasil. Não deixe de provar o Ouzo, bebida típica grega. É  uma bebida alcoólica feita com anis se um sabor extremamente interessante. 


Atenas superou minhas expectativas. Um povo alegre, simpático, um país lindo tanto do lado histórico como do lado turístico. Sem palavras! só posso dizer uma coisa. Eu quero voltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário