segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Passeios - Ruinas Mayas


Acho que a principal qualidade de Cancun é sua quantidade e diversidade de passeios. Você poderia passar 15 dias por lá e não repetir nenhum passeio e ainda assim ir embora com vontade de conhecer mais lugares e fazer mais atividades. Vou falar um pouco sobre as ruínas mayas que ficam próximas a Cancun e valem a visita.

RUINAS MAYAS


Chichen Itza - NOVA MARAVILHA DO MUNDO. Fica localizada no estado de Yucatan a aproximadamente duas horas e meia de Cancun. Ela é considerada a mais famosa do templo maya, ali funcionava o centro politico e económico da civilização maya. Suas estruturas antigas como um observatorio circular datam do período clássico (250 -900). Sua construção principal o Castillo foi construído no fim do período clássico (900 - 1200). O sitio tem mais de 100 kilometros quadrados dos quais só 9 podem ser visitados.



Você pode contratar diversos tours que te levarão até ela ou mesmo alugar um carro. Se for de carro pare em uma cidade chamada Valladolid. É uma cidade pitoresca e um excelente lugar para almoçar.
Um dos fenómenos mais sensacionais em Chichen é o equinoccio, um fenomeno que acontece nos dias 21 e 22 de Março e 21 e 22 de Setembro. Uma imagem de serpente aparece na pirâmide principal, durando alguns minutos enquanto o sol se põe.

Existe uma outra zona arqueologica próxima a Chichen Itza que é menos conhecida mais é tão fascinante como as outras. Se chama Ek Balam e fica a menos de 30 kilometros de Valladolid, pegue a estrada sentido Rio Lagartos. Nessa região existem muitos cenotes, não deixe de visitar pelo menos um deles.

Tulum - A 130 kilometros ao sul de Cancun. Procure visita-la pela manha o mais cedo possível, antes que as aglomerações de turistas cheguem e o sol fique insuportável.

Tulum são ruinas mayas que beiram o mar. A muito tempo os marinheiros mayas se guiavam pela luz do castelo de tulum para conseguir chegar a praia passando pelos arrecifes.

Coba - Fica aproximadamente a 40 kilometros ao noroeste de Tulum. É uma cidade maya menos visitada pelos turistas mais não deixa de ser expetacular como todas as outras. Os estudiosos dizem que por volta do ano 750 a.c habitavam ali 50.000 mayas. Diferente de Chichen, Coba fica no meio de árvores, uma mata fechada que torna o passeio ainda mais divertido.

Outras cidades mayas que ficam um pouco mais longe de Cancun mas valem o passeio são:

Uxmal - Outra cidade maya fascinante. Fica no estado de Yucatan, perto de Merida. Quem puder esticar a viagem é sem duvida mais um passeio maravilhoso.

Palenque - Fica no estado de Chiapas. É o maior complexo de ruinas mayas do Mexico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário