quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ushuaia - Argentina



Acho que a primeira coisa que vem a mente quando pensamos em Ushuaia é o FIM DO MUNDO. Ela é conhecida como a cidade mais austral do mundo. Na verdade só uma cidadezinha chilena não muito representativa cujo nome é Puerto Williams esta mais ao sul.




Quando decidi conhecer Ushuaia tinha receio de ser uma cidade voltada apenas a jovens que gostam de esportes radicais e mochileiros. Claro que a cidade oferece todas as atividades para esses aventureiros também, mas esse não é muito meu estilo de viagem. Para minha grande surpresa Ushuaia foi muito além.

Ushuaia tem um centrinho pitoresco com ótimos restaurantes. A rua principal é a San Martin. As comidas típicas são o cordeiro, centolla, merluza negra, truta e salmao. E claro podemos degustar esses pratos acompanhados por excelentes vinhos argentinos. Dê preferência por explorar vinhos de víniculas patagônicas, eles são surpreendentes e bem encorpados.

Existem alguns tipos de restaurantes chamados de tenedor libre.Você paga um preço fixo e come quanto quiser. Eu não gostei de nenhum. A comida é servida de uma maneira muito grosseira. O atendimento é precário e na maioria a qualidade da comida deixa a desejar.

Os restaurantes que eu gostei foram:

Bodegón Fueguino – ótimo lugar para um cordeiro.


La Casa de los Mariscos – o nome já diz tudo. Eu comi uma cazuela de pulpo – panelinha de polvo maravilhosa.

Tante Nina – Restaurante lindo. Otimo atendimento com vista para o canal beagle. A centolla é otima.

Tante Sara - existem 2 restaurantes na avenida San Martin. Um deles tem uma cafe na frente e na parte de tras tem um restaurante maravilhoso. A centolla estava boa mas a melhor escolha é a massa recheada de cordeiro. Fantástica. O outro é bom para lanches.


Bananas – Otimo hamburguer e chopp. Custo benefício fantástico.

Tia Elvira, Kaupé, Küar são também muito famosos.

A rede hoteleira de Ushuaia agrada a todos. Existem albergues, pousadas e hotéis de luxo. Entre os hoteis recomendo:

Hotel Albatros – Muito bem localizado. Você pode sair para jantar e fazer compras a pé. Os quartos são confortáveis mas sem luxo. Não tem piscina mas tem um lindo spa com uma otima jacuzzi. Tem um loja da joalheria HStern no hotel. O restaurante do hotel é muito bom. Recomendo.





Los Cauquenes Resort And Spa e Las Hayas hotel são mais luxuosos que o Albatros. São maravilhosos mas ficam retirados do centro.

Para ler mais sobre Ushuaia e os passeios que fiz clique aqui.

10 comentários:

  1. Ola,

    Estava procurando informacoes sobre cerro castor e achei seu blog. Se você puder ajudar vai ser ótimo. Estava querendo me hospedar no centro de ushuaia e esquiar em cerro castor, tenho medo de ser muito longe, de ser de dificil acesso, de nao ter meios de transporte. Se tiver meios de transporte facil, voce saberia me dizer quanto custa? As lojas super baratas tbem ficam no centro? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei hospedada no centro da cidade e foi bem legal. Vc fica perto dos restaurantes e lojas. As lojas baratas ficam ali sim. Eu fiquei no hotel Albatros que fica bem no centro, muito bem localizado. Na verdade não existem hoteis na estação de ski Cerro Castor. Existem muitos trasnfers do centro da cidade para o Cerro Castor. Eles marcam uma hora e te pegam no hotel e depois vão buscar vc no Cerro Castor. Não me lembro do valor exato mas está em torno dos 10 dolares.

    ResponderExcluir
  3. Demora quase meia hora para se chegar ao Cerro Castor (principalmente com neve).

    ResponderExcluir
  4. Ola, parabens pelo blog Tatá. Estou pensando em ir a Ushuaia com minha esposa no final de Maio/2013, sera que vai haver neve? Pois, me falaram que em Maio nao ha neve em Ushuaia, mas vi varios videos no youtube onde ha neve no finalzinho do mes de Maio.
    Abraço.
    Obs.: Se puder, gentileza me responder tambem no email abaixo.:  leoasjj@yahoo.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A temporada de esqui em Ushuaia é a mais longa da América do Sul. Normalmente é possível esquiar até outubro. Em maio acho que ainda não terá neve nova mas em alguns lugares como o Glaciar Martial talvez exista alguma neve antiga do inverno passado. Mas você pode dar sorte, vamos torcer. Eu fui em agosto e por isso peguei muita neve. Mesmo antes do inverno faz bastante frio na cidade. Vá agasalhado. Boa viagem.

      Excluir
  5. Ola Tatiana, gostei muito do seu blog. Irei ao Ushuaia em julho/2014 e gostaria de saber com relação as roupas de frio se compensa comprar aqui ou comprar/alugar por lá mesmo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delicia. Eu comprei um conjunto de neve aqui na Decatlon. A parte mais importante eu achei é o que eles chamam de segunda pele. Um conjunto completo da segunda pele e calça de neve e jaquete de neve são suficientes para uma semana. Essa roupa é usada por baixo de tudo e aquece muito. Alugar eu não acho legal, acho meio estranho usar essas roupas usadas rs, então nem sei como funciona. Para comprar lá tem uma loja linda na avenida principal com roupas da North Face. Se vc exigir marcas caras lá é melhor já que aqui um conjunto desse custa muito caro mas as roupas da marca propria da Declaton funcionam muito bem e tem o preço bem acessível.

      Excluir
  6. Oi Tatiana, adorei seu blog.
    Eu já fui a Ushuaia porem no período de outono em abril de 2011, e naquela época não havia neve.
    Agora vou com minha família em julho. Já dei uma boa olhada na Decatlon e comprei algumas coisas de 1ª camada e meias , mas gostaria de saber se para as peças da camada de proteção (ultima camada - os casacos que vem por fora) que podem ser usados para neve, você achou os preços mais baratos que na decatlon ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei na Decatlon. Foi o lugar mais barato que pesquisei. Vale muito a pena. As roupas tem qualidade e não passei frio. Ficava sentada na neve e não sentia frio. Compre luvas grossas pois tinha levado uma normal e meus dedos quase congelaram no topo do Cerro Castor.

      Excluir
  7. Comprei na Decatlon. Foi o lugar mais barato que pesquisei. Vale muito a pena. As roupas tem qualidade e não passei frio. Ficava sentada na neve e não sentia frio. Compre luvas grossas pois tinha levado uma normal e meus dedos quase congelaram no topo do Cerro Castor.

    ResponderExcluir