quarta-feira, 30 de março de 2011

London!

Peço licença aos leitores do Blog da Tatá para falar um pouco sobre Londres. Sou o Tiago, marido da Tatiana e sempre compartilho e participo dos seus planos de viagem. Estive em Londres em 2004, já faz algum tempo, e como toda grande cidade vibrante e cosmopolita as coisas mudam bastante, mas alguns passeios e experiências permanecem clássicos e imutáveis.
Cheguei em Londres depois de alguns dias em Paris viajando um pouco mais de uma hora em um vôo da Air France que cruzou o Canal da Mancha. Chegar no aeroporto de Heatrow por si só já é uma experiência fascinante. Depois de encarar o nem sempre tão bem humorado fiscal de imigração podemos contemplar toda a grandeza do aeroporto que já foi cenário para diversos filmes Hollywoodianos ou Britânicos. O Aeroporto é muito bem serviço com transporte público, seja pelos excelentes e modernizados ônibus ou pela linha de metrô apelidado carinhosamente por lá como “The Tube”.



Uma das coisas que mais me impressionou na cidade foi a harmonia e a diversidade étnica de seus moradores.  Encontramos moradores e turistas de todas as regiões do planeta por lá. Asiáticos, africanos, brasileiros (muitos!) e indianos se misturam aos ingleses no dia a dia da cidade.
A culinária indiana se faz presente com diversos restaurantes fast food servindo deliciosos Kebabs, disputando palmo a palmo a preferência local com o tradicional Fish and Chipps.  Os Pubs são um capítulo a parte na história da cidade, servindo desde cafés da manhã reforçados tipicamente ingleses, até a cerveja no Happy Hour. Alguns dos restaurantes mais estrelados do mundo também se encontram na capital Britânica. Visitar restaurantes de chefes famosos como o Fifteen de Jamie Oliver também é um programa bacana. Para quem gosta o primeiro Hard Rock Café, inaugurado em 1971 também é sensacional.



Londres tem uma diversidade extraordinária de museus para todos os gostos. Para quem gosta de arte a National Gallery e a Tate Gallery são imperdíveis. O  Science Museum e o Museu de História Natural são interativos e impressionantes. Ainda temos como destaques o British Museum, o Imperial War e o dos Transportes.
Passear por seus parques e praças é outro ponto alto da cidade. Além do famoso Hyde Park a cidade conta com outros parques lindos como o Regent´s  Park, o Kesington Garden e saindo um pouco da cidade o imperdível Greenwich Park aonde se encontra o Observatório Real e passa o Meridiano Zero marcado no Observatório. Esta linha representa o Greenwich Mean Time ou GMT padrão mundial de horas e fusos utilizado como padrão até 1986.


Passear pelas margens do Thames, principalmente entre o Big Ben e o Parlamento até a Tower Bridge é uma experiência única. É possível entrar no Parlamento e assistir alguma sessão em andamento. Próximo ao Parlamento está também a Abadia de Westminster palco de inúmeras coroações e casamentos. Próximo a London Bridge está o aquário e a famosa London Eye que proporciona uma vista inesquecível da cidade, tanto de dia quanto de noite.




Nas margens do Thames próximo a Tower Bridge está a Torre de Londres que vale uma visita. Ali estão guardadas as jóias da coroa e o mais famoso quadro de Henrique VIII. Diversas armas e armaduras também estão expostas. Repare também nos corvos que vivem por lá. Existe uma antiga lenda que diz que quando os corvos abandonarem a Torre de Londres a monarquia e o Reino cairiam.




Londres ainda tem muitas opções de Teatros (localizadas no West End) e diversas opções de compras passando pela Oxford Street, a famosíssima Harrolds e lugares mais descontraídos e afastados como o Mercado de Rua de Camdem Town. Aos sábados a feira de artesanatos na Portobello Road em Notting Hill é sensacional.  


Londres não para de se modernizar. Em 2012 as olimpíadas serão lá e a cidade não para de se reinventar. A tempos estamos planejando uma nova visita à Londres, quem sabe no próximo ano consigamos dar uma passada por lá. Sugestões, dúvidas ou comentários nos escrevam.
Abraços,
Tiago.

Um comentário: