segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tivoli - Villa Adriana, Villa D Este e Villa Gregoriana

Estes passeios são lindos e podem ser feitos no mesmo dia saindo de Roma em um bate e volta. Cada uma delas conta com sua própria beleza e singularidade.


Saímos bem cedo de Roma rumo a cidade de Tivoli onde visitamos Villa D este, Villa Adriana e Villa Gregoriana. 




Tivoli fica a uns 30 kilometros a noroeste de Roma. Nesta cidade fica Villa D'Este. Este Palácio é património Mundial da Humanidade, são jardins lindos com 255 cascatas e 50 fontes. 




Para chegar a Tivoli você pode optar por alugar um carro ou pegar a linha B (azul) do metro sentido Rebibbia e desça na penúltima estação: Monte Mammolo. Ainda no subsolo, dentro de um café, compre seu bilhete para Tivoli da Companhia de ônibus Cotral por dois euros. Suba as escadas rolantes para o térreo e procure a plataforma de Tivoli. A viagem leva cerca de uma hora e Vila D’este é uma das ultimas paradas.




No centrinho de Tivoli, bem próximo a entrada de Villa D Este compre seu bilhete de ônibus em uma banca de jornal para Villa Adriana

Foram nessas colinas que o imperador Adriano (anos de 117 a 138 DC) construiu a maior colônia de férias edificada por um imperador. Villa Adriana é um antigo complexo palaciano contruído no século ll para o Imperador Adriano. 




Não imaginava que as ruínas estariam tão bem preservadas. Podemos sentir realmente como foi a vida ali. Nesta foto podemos ver a cidade de Tivoli ao fundo. 





Depois de passar a manhã em Villa D Este e Villa Adriana voltamos para o centrinho de Tivoli e fomos almoçar no meu restaurante preferido o Sibella





Este restaurante é um dos meus preferidos de todos os lugares em que já estive. Na minha opnião é imperdivel. Não somente pela comida mas pela localização e vista. Tudo começa com o caminho percorrido até o restaurante. São aproximadamente 15 minutos caminhando do centro de Tivoli.



O almoço começou com essas bruschetta lindas e delicíosas principalmente com a fome que estava depois de ter passado a manhã caminhando pelas ruinas de Villa Adriana.


O restaurante recomenda duas entradas da casa. Uma do mar e outra da terra. Optamos dessa vez pela da terra. Que delicia, tinha um pouco de tudo, presunto cru, frutas, queijo de cabra, mussarela de bufala, abobrinha recheada de risoto e até uma linguiça muito gostosa. 


Depois ainda testamos um peixe grelhado e uma massa claro que tudo isso acompanhado com um belo vinho rose italiano.


Mas não estava ali só pela comida e sim pelo ambiente e pela vista. Imagina um restaurante lindo, rodeados por ruínas, com uma acropole e do outro lado cachoeiras. 




Depois do almoço e de muitas fotos tiradas fomos conhecer a Villa Gregoriana que fica localizada a uns 10 minutos caminhando do restaurante Sibella. Esta foto já é em Villa Gregoriana com vista para o restaurante e a acrópole..



Este parque conta com uma espessa floresta e caminhos que levam a algumas cavernas como a de Netuno e a da Sereia. O parque, localizado aos pés da antiga acrópole da cidade foi encomendado pelo Papa Gregório XVI, em 1835, para reconstruir o leito do rio Aniene que tinha sido danificada pela enchente de 1826. 



Se você gosta da natureza,  passear por caminhos diferentes passando um linda cachoeira e conta com um excelente preparo fisico você irá gostar de Villa Gregoriana. 


Não deixe de colocar alguns dias a mais no seu roteiro em Roma. Dessa maneira conseguirá ter tempo para conhecer essa cidade chamada Tivoli.



2 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber como você fez para se locomover entre estas 3 cidades.
    Você alugou carro?
    é tranquilo dirigir por lá?
    Obrigada,
    Nanci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode alugar carro sim, a parte mais dificil é dirigir em Roma. Então alugue quando já for sair da cidade para assim só usar o carro fora do centro. Nós optamos por um motorista. Fechamos o dia, o preço é bem salgado mas se puder e tiver muito pouco tempo na cidade vale a pena, pois em poucas horas conseguimos conhecer muita coisa.

      Excluir