terça-feira, 21 de junho de 2011

Ilhéus - Bahia

Estive em Ilhéus através de um cruzeiro que fiz pela costa brasileira. Ilhéus é um município do estado da Bahia, ficou muito famosa pela abundância de Cacau encontrada em suas terras e  por ambientar os romances de Jorge Amado escritor de Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.


O centro de Ilhéus é antigo e muito preservado. Existem muitas casas e palacetes erguidos durante o período neoclássico. Claro que os passeios mais importantes são: visitar fazendas de Cacau onde podemos ver o processo de cultivo do mesmo, visitar a casa de Jorge Amado e o bar Vesúvio que já foi encontro de ricos comerciantes. Segundo a historia o bar foi vendido a um português cuja esposa teria servido de inspiração para criação  do personagem Gabriela.

Visitamos também o Cabaré Bataclan que curiosamente fica instalado atrás da igreja da cidade. Contam que antigamente os grandes fazendeiros da cultura do Cacau pagavam ao Padre para prolongar as missas aonde suas esposas estavam, para sobrar mais tempo para que eles aproveitassem a prestação de serviços oferecida pelo Cabaré.



Contratamos um motorista com um jeep para nos mostrar a beleza de Ilheus. Além desses pontos turisticos conseguimos ainda passar o dia na praia e fazer um otimo almoço baiano.






Tenho vontade de retornar a Ilheus com outro cruzeiro para conhecer um pouco mais da regiao mas não ficaria hospeda ali. Achei o lugar pitoresco mas não combina comigo.


2 comentários:

  1. Olá, estaremos em um cruzeiro de 07 a 14/01/12 e também visitaremos ilhéus achei ótima a dica de contratar um Jipe p/ passear. Se possível gostaria que me desse dicas de onde contratar o serviço.
    Obrigada e um abraço
    Regina E-mail Reginaclelia@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  2. A empresa que contratei não existe mais. Dei um olhada na internet e achei essa http://www.orbitaexpedicoes.com.br/receptivo_navios.html
    Não é Jeep mas tem carros executivos particulares.

    ResponderExcluir