terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que fazer em Dubai

Dubai é uma cidade maravilhosa, cheia de passeios e atividades para todo tipo de pessoa. Em 2012 ficamos quase uma semana na cidade e pudemos desfrutar de muitos passeios com tranquilidade. Pudemos voltar agora em setembro de 2015 e novamente me apaixonei pela cidade. 


Minha primeira parada sempre é a praia de Jumeirah com seu famoso Burj Al Arab. A praia conta com trocadores mas não existem banheiros e comércios ali. Ela é uma praia pública e normalmente frequentada por muitos locais e turistas que procuram tirar a famosa foto com o Burj al Arab. 



Os shoppings em Dubai são de tirar o folego, enormes, lindos e muito luxuosos. Os dois principais são o Mall of The Emirates e o Dubai Mall. 




Mall Of The Emirates é o segundo principal shopping da cidade é aqui aonde fica localizado o Esqui de Dubai. Sim! Dubai também tem esqui. Uma estação de esqui indoor montada em pleno deserto. Sim em Dubai tudo é possível, sonhar é possível, e transformar sonhos em realidade é ainda mais possível em Dubai.




O Dubai Mall é  o maior shopping de Dubai e um dos maiores do Mundo. Todas as lojas que você possa imaginar existem no Dubai Mall. Além de diversos restaurantes (mais de 150) estão entre eles os famosos Cheesecake Factory, Rainforest Cafe e o Red Lobster. 




Dentro do Dubai Mall existe  um souk (mercado), com muito ouro, uma pista de patinação e o maior aquário do mundo (posição questionada pelo Aquário de Atlanta na Georgia EUA). 



Em frente ao Dubai Mall fica localizado o Burj Kalifa, o maior edifício do mundo com seus 828 metros de altura e seus 160 andares fazem qualquer pessoa ficar de queixo caído.




Burj significa Torre em Árabe, para subir até o "at the top"  você pode optar pela compra do ingresso com hora marcada pela internet, que inclusive é mais barato  ou comprar na bilheteria do local, que normalmente fica lotada e com enorme filas. 



Compramos pela internet para subir às 19:30 e assim foi. Chegamos 15 minutos antes, trocamos o recibo pelos tickets e entramos. Lá dentro demoramos mais o menos meia hora para conseguir chegar até o topo pois a fila lá dentro também é longa. Chegando lá em cima a vista é deslumbrante e a sensação é de tirar o folego.




Não perca o show das águas dançantes que fica localizado aos pés do Burj Kalifa e em frente do Dubai Mall. Esse show acontece a cada meia hora a partir das 18 horas e é totalmente gratuito. Ele foi desenvolvido pela empresa americana que desenvolveu as fontes do Hotel Bellagio de Las Vegas. É a maior fonte dançante do mundo, seus jatos de água podem ser vistos do espaço.




Na parte mais antiga de Dubai estão o Creek, Travessia de Abra,  Souk de Tecidos, Souk de Especiarias e claro o Gold Souk.



O Dubai Creek  é um canal que divide a cidade a meio, a nova e velha Dubai por ele passam os abras, pequenos barcos que transportam as pessoas de um lado para o outro, tanto moradores, comerciantes como turistas. 



Nesta parte da cidade estão localizados os souk, mercados árabes e como sou apaixonada por gastronomia amo conhecer os mercados locais e poder sentir os cheiros e conhecer as especiarias locais.



O mercado do ouro é o souk mais incrível que conheci. É incrível observar como as jóias fazem parte da cultura local, todo tipo de pessoa, de qualquer classe social compra joias nos Emirados. 



Comprar joias em Dubai vale muito a pena,  elas são lindas, com um design jamais visto no Brasil. Mesmo que você não possa gastar muito, existem excelentes opções de pulseiras e brincos. Para se ter uma ideia com 300 dólares você pode comprar uma bela pulseira. Sim de ouro 18 k. 



Um dos meus lugares preferidos e menos turísticos é a Dubai Marina. Como o próprio nome já diz é a Marina de Dubai,  ali são encontrados inúmeros barcos e iates, também é possível fazer passeios em grupo ou alugar barcos privativos. Lá você poderá encontrar diversos hotéis, apartamentos e o Dubai Mall Marina um pequeno shopping, muito agradável e uma orla cheia de restaurantes maravilhosos. 




Jantamos lá muitas noites devido ao fato de ficarmos hospedados na Marina. Muitos restaurantes típicos e muitos locais por lá. Nosso restaurante preferido foi um Egípicio chamado Dar Elkamar. Se estiver por lá em uma sexta ou sábado de noite não deixe de dar uma passadinha.




Meu cantinho preferido é o complexo Madinat Jumeirah, ali se encontram hotéis lindos e muitos restaurantes, muitos deles com bebidas alcoólicas. Este complexo é de tirar o folego, ele conta arquitetura árabe, um Souk, algumas lojas e diversos restaurantes. 


Também é possível fazer um passeio de Abra, o Abra Tour  passando pelo complexo de hotéis e restaurantes.  




Burj Al Arab é o cartão postal de Dubai, considerado o único hotel 7 estrelas do mundo, sem dúvida é para deixar qualquer um maluco. Para conhecer o hotel por dentro é necessário fazer reserva em um dos seus restaurantes.




Sheikh Zayed Road  é  a principal avenida de Dubai, corta quase toda a cidade. É nela que circula a principal linha do metro, sendo possível chegar nos principais shoppings da cidade. As suas margens estão localizados diversos hotéis, edifícios residenciais e comerciais. 


Realizamos o passeio 4x4 no deserto com 2 empresas. A primeira delas foi a Arabian Adventure, nosso passeio incluía um jeep 4x4 e tour pelas dunas do deserto, demostração dos falcões, passeio de camelo e jantar em tenda típica com show de dança. 


O passeio pelas dunas é muito divertido, se estiver com crianças pequenas ou sentir enjoo peça para que o tour seja menos radical. 


Durante nossa segunda visita a Dubai, realizamos o mesmo passeio mas com a Arabian Team Adventures e não gostamos. O motorista não foi simpático, não tivemos as apresentações dos falcões e o jantar foi péssimo. 



Também é possível fumar shisha e fazer tatuagens de hena nos passeios. 


Entre o Burj Al Arab e o complexo Madinat fica localizado o Wild Wadi Water Park, ele é operado pelo grupo Jumeirah, sendo o maior parque aquático fora da América Do Norte. O parque têm uma cachoeira de 18 metros que joga água a cada dez minutos, é um parque aquático ao ar livre com uma piscina de ondas, vários escorregadores e duas máquinas de surf.


Seria impossível visitar Dubai e não conhecer a Palmeira, ao final dela está localizado o hotel Atlantis. Outro passeio imperdível é a famosa palmeira, aonde existem lindas mansões, apartamentos, muitos com praia privativa



É aqui que fica o Hotel Atlantis, para  chegar aqui você pode pegar um taxi no seu hotel  ou pegar um taxi até o começo da palmeira e seguir o caminho pelo Monorail. 



O complexo do Atlantis conta com ótimos restaurantes entre ele um do Gordon Ramsay, parque aqúatico, nado com golfinhos, aquário e lojas.



Existem diversas opções de ingressos, entre eles alguns com a opção de nadar com golfinhos. 


Existe uma infinidade de passeios, tours para os emirados vizinhos, parque da Ferrari, Abu Dhabi, hotéis de luxo no deserto e quem sabe uma esticada ao país vizinho Sultanato de Omã!

4 comentários:

  1. Ótimas fotos e relato. Mas eu só vi luxo, em Dubai há um Mercado tipo o Grand Bazar de Istambul? ou qualquer coisa semelhante?

    ResponderExcluir
  2. Em Dubai os mercados são chamados de Souks. No centro antigo da cidade existem o Souk do ouro, especiarias e tecidos. Acredito que o Grand Bazar seja maior e tenha mais variedade de produtos, mas a ideia dos Souks é bem similar ao Grand Bazar. O produtos que mais valem a pena são os tecidos e ouro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiana,vc tem algum conselho sobre as vestimentas femininas lá em Dubai?Estou indo pra lá e agora é a época do Ramadan...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Madi Muller, o mês do Ramadan é a época mais rigorosa para eles então tente respeitar o máximo os costumes deles. O melhor é você usar calça ou bermuda até o joelho e blusa sem decote que cubra os ombros. Leve sempre sempre uma pashmina, um lenço para cobrir os ombros ou cabelos se for visitar alguma mesquita. Em alguns lugares turisticos você vai ver turistas de shorts e blusas muito decotadas mas eu tentei usar e me senti muito estranha, eles não fazem nada mas olham muito. Nas praias existem trocadores, então você pode ir de roupa normal e se trocar lá. Peguei praia na praia de Jumeirah ao lado do Burj, é uma praia publica porém com muitos turistas. É permitido o uso de biquini normalmente. Boa viagem, beijos.

    ResponderExcluir