quarta-feira, 27 de maio de 2015

Auckland

Auckland em maori é Tamaki-Makau-Rau, "a donzela com uma centena de pretendentes". Tem esse nome por ser considerada região cobiçada por muitas tribos. É a maior cidade da Nova Zelândia e o principal centro econômico e financeiro. Embora Wellington seja a capital do país.  


Ficamos 4 dias em Auckland e este foi um dos poucos momentos em que o sol apareceu. Não sei se é sempre assim mas senti falta dele! 



Existem diversos passeios de barcos, veleiros, com jantares românticos, corridas ou aventuras. Alguns dessas saídas imitam o campeonato American Cup. Lembre-se de reservar estes passeios com alguns dias de antecedência.  Uma outra opção de passeio é você alugar uma bicicleta e explorar a área.


A parte mais bonita da cidade fica no Waterfront. Ela é dividida em diversas partes. A parte mais próxima ao porto é a mais movimentada, com diversos restaurantes excelentes e algumas lojas. O Viaduct Marina é um espetáculo de lindo. Fomos jantar nessa região todas as noites. 


O lugar conta com um "parque" com food trucks, biblioteca como essa da foto. Algumas vezes por ano são realizados festivais, inclusive com cinema ao ar livre. 




Estávamos curtindo o visual quando percebemos todas as pessoas correndo para a saída da ponte. Nós estávamos parados e tirando fotos. Um alarme tocava sem cessar. Foi quando percebi que a ponte tinha sido fechada para pedestres pois ela seria aberta para a travessia de um barco. Nós estávamos lá no meio dela, com cara de turista. Saímos correndo envergonhados.


Auckland é considerada por muitos uma das melhores cidades do mundo para se morar. 



Bem próximo fica localizado o mercado de peixe da cidade. Bastante modesto comparado ao de Sydney. 



São vendidos muitos produtos já preparados como lulas, peixes defumados e saladas. 





Outro ponto alto da cidade é o Sky City. Ele é um complexo com cassino, hotéis, teatro, bares e restaurantes além da Sky Tower, onde é possível subir para se ter uma bela vista da cidade ou saltar dela. 



A Sky Tower é uma torre de comunicação e observação com 328 metros de altura. Foi inaugurada em 1997 e desde então se tornou em um ponto imperdível da cidade.



Eu fiquei com medo de pisar no chão transparente. Acho que a minha coragem não me permitiu saltar da torre. Lembre-se que é obrigatório fazer bafômetro antes do salto. Então nada de criar coragem com uma taça de vinho antes como eu queria fazer risos!



A vista é linda. 



A gastronomia da cidade é maravilhosa. O forte da culinária são os peixes e frutos do mar mas pudemos provar desde comida mexicana a Italiana. 



Se você adora trilhas, natureza e não tem preguiça para caminhar não deixe de conhecer o Mont Eden.  Onîbus regulares vão até o Mount Eden a partir do centro da cidade. Aproveite para explorar a área a pé, conhecer bairros residenciais da classe média e muitos prédios históricos. 



O Mont Eden é o vulcão mais alto da cidade. Está aproximadamente a 196 metros acima do mar. É possível fazer uma trilha para chegar na cratera do vulcão. 


Além da cratera do vulcão a vista da cidade é incrível. Os locais que moram no bairro usam as trilhas para fazerem caminhadas. Um passeio imperdível se deseja se sentir menos turista.




Existe também uma antiga prisão, estilo inglês no Mont Eden. Ela foi construída entre o fim do século XIX e o início do século XX. 


Um dos nossos últimos passeios foi conhecer o aquário de Auckland. O aquário disponibiliza de um Shuttle gratuíto que sai de meia em meia hora do 172 Quay Street, em frente ao Ferry Building. O Aquário fica localizado a 6 km do centro de Auckland. 


Ele foi construído em uma antiga estação de esgotos. Ficando praticamente submerso. Inaugurado em 1985Dizem que foi o primeiro no mundo a utilizar painéis de acrílico curvado. Foi também o primeiro aquário a utilizar esteiras rolantes em seu interior. Hoje muito usado em aquários no mundo todo. 


O aquário é bem pequeno comparado aos gigantes de Atlanta e Dubai mas conta com uma ótima infraestrutura. Começamos nossa aventura cruzando um cilindro rotatório que imita o gelo. 


Somos então conduzidos para conhecer uma réplica da Scott´s Hut. Uma fiel estação britânica de exploração antártica de 1912 que tinha como obejtivo conquistar o polo sul.


Em seguida chegamos ao Antartic Ice Adventure. Aonde vivem quase 100 pinguins antárticos. Eles são lindos. Pudemos ver bebes sendo protegidos do frio pelos seus pais. 





Depois passamos para a parte onde vivem as criaturas de águas geladas como a enorme lula gigante conservada em formol. Cruzamos então uma área recreativa para as crianças.
Ali também ficam localizadas uma piscina onde podemos tocar em alguns animais e uma lanchonete. 


Seguimos então para o Shark Tunel e o Ocean Discovery. Dois tanques com cerca de 110 metros de comprimento. Diversos peixes e tubarões habitam esses tuneis. 


Ficamos hospedados no Barclay suites Auckland. Uma ótima opção com preço acessível. É um apartamento completo. Inclusive com maquina de lavar roupa. Praticamente necessária depois de 20 dias de viagens. Fica localizado 74 Albert St, Auckland, 1010. Próximo ao Sky City e Waterfront. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário